A alopecia androgenética, que é o nome técnico da doença que é popularmente conhecida como calvície, é um tipo de queda de cabelo que ocorre em indivíduos com uma predisposição genética para seu desenvolvimento.
Pessoas que sofrem com a alopecia androgenética tem uma perda progressiva de fios grossos, que são com o tempo substituídos por fios finos, curtos e menos pigmentados, os quais chamamos de fios miniatiurizados. Esse processo é denominado miniaturização folicular e ele ocorre devido a ação testosterona nos folículos capilares.
Além disso, na alopecia androgenética também ocorre um término prematuro da fase de crescimento dos fios, a qual chamamos de fase anágena e um atraso do início de um novo ciclo de crescimento após um ciclo de queda, caracterizando uma fase de repouso, chamada fase quenógena.
O melhor tratamento da alopecia androgenética é aquele que vai agir justamente nesses 2 pilares citados anteriormente: bloqueando a ação da testosterona nos fios, diminuindo assim o processo de miniaturização e aumentando a fase anágena, que está reduzida nesses pacientes. Existem diversas medicações tópicas e orais capazes de atuar nesses processos e a escolha dessas medicações vai depender de diversos fatores que devem ser analisados individualmente na consulta com o médico dermatologista.
O MMP é uma sigla que significa microinfusão de medicamentos na pele. Nesse procedimento são introduzidas medicações para tratamento de calvíce diretamente nos folículos capilares através do uso de um aparelho que faz microperfurações no couro cabeludo. Com isso é possível entregar a medicação no local exato onde queremos que ela aja.
Esse procedimento é realizado mensalmente e são indicadas em média 6 sessões. Após esse período pode ser feita manutenção com sessões a cada 3 meses ou de acordo com a necessidade de cada paciente.
É importante salientar que o MMP não substitui o tratamento padrão ouro da calvície com uso de medicações orais e tópicas, mas é um tratamento muito interessante para ser associado, já que conseguimos com ele uma resposta mais rápida de tratamento e em casos onde o quadro de calvíce está estacionado, mesmo com uso correto das medicações prescritas, o MMP também é um excelente tratamento adjuvante.