O que são estrias?
As estrias são cicatrizes que se formam quando há um estiramento excessivo da pele, geralmente em um curto período de tempo, como durante a puberdade, gravidez, ganho de peso, ganho de massa muscular com a musculação, entre outros fatores. Elas podem aparecer em várias áreas do corpo, como barriga, seios, glúteos, braços, pernas e costas
O que causa as estrias
As estrias são causadas pela ruptura das fibras elásticas e colágenas da pele, responsáveis por sua elasticidade e resistência. Os fatores que levam ao desenvolvimento de estrias são pouco compreendidos, mas sabemos que existem vários fatores de risco, como a puberdade e gestação, períodos nos quais há mudanças hormonais e rápido estiramento da pele, ganho ou perda de peso rápido e significativo, histórico familiar positivo para estrias, tipo de pele (a pele mais clara e mais fina tem maior propensão), uso de certos medicamentos, com os corticosteroides tópicos ou orais e doenças como a síndrome de Cushing. Atividades físicas intensas, como musculação, também podem gerar o estiramento da pele pelo ganho de massa muscular.
As estrias recentes se apresentam como afinamento da pele com coloração rosada e podem coçar. Gradualmente, elas aumentam de comprimento e largura, ficando mais vermelhas e apresentando superfície enrugada. Já as estrias mais antigas são faixas lineares brancas e deprimidas com seu eixo paralelo às linhas de tensão da pele.
Como prevenir as estrias
Embora não saibamos com precisão a causa exata das estrias ou como preveni-las, um estudo do tipo meta-análise de 2018 da Academia Europeia de Dermatologia mostrou que o uso de hidratantes durante a gravidez reduziu significativamente a incidência de estrias. Vale destacar que hidratar a pele já é benéfico por si só, então é recomendado manter a pele hidratada com cremes hidratantes, óleos ou loções, principalmente nas áreas do corpo onde é mais comum o aparecimento das estrias.
Dentre os ativos presentes nos hidratantes, a centelha asiática é o que possui mais forte evidência para prevenir as estrias na gestação. Ela possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e é capaz de estimular o colágeno, além de ser segura para ser usada nessa fase.
Quais são os tratamentos?
Existem várias opções de tratamento para estrias como o uso de cremes tópicos com ácido retinóico, que deve ser prescrito pelo dermatologista, com as devidas orientações, concentração e modo de aplicação adequados para que seja minimizada a chance de irritação pelo uso incorreto da medicação.
É possível também realizar procedimentos em consultório, que tem maior efetividade para o tratamento das estrias comparado com o tratamento tópico em casa. Pode ser realizado tratamento como laser, microagulhamento, peelings químicos e bioestimuladores de colágeno. A melhor resposta ao tratamento ocorre nas estrias rosadas, podendo ocorrer a melhora completa das lesões.